Perfil do Curso.

Objetivos do Curso

Geral

O curso tem como objetivo formar Bacharéis em Gastronomia com condições de exercer a atividade profissional em diferentes setores e segmentos sociais, públicos e privados. Empregando procedimentos técnicos e científicos necessários à gestão, ao empreendedorismo e à manipulação e produção de alimentos e preparação de pratos. Tudo isso norteado pela ética, compromisso e responsabilidades sociais, de acordo com normas e legislação vigentes.

Objetivos Específicos

- Possibilitar ao graduando obter informações técnico-científicas necessárias para a sua formação em gastronomia.
- Formar profissionais capazes de compreender que a gastronomia é uma área do conhecimento que envolve saberes científico e artístico.
- Fornecer noções de empreendedorismo para que ele seja capaz de atuar em seu ambiente de trabalho, considerando os aspectos financeiros, administrativos e organizacionais
- Possibilitar que o graduando tenha um conhecimento das técnicas alimentares e de seu manuseio, de forma que sua atuação seja diferenciada, tendo preocupação com o conhecimento das necessidades regionais.
- Desenvolver habilidades em conhecimentos práticos referentes às técnicas culinárias de forma criativa e pró-ativa na sua atuação.
- Desenvolver habilidades em comunicação e no desenvolvimento de trabalho em equipe.
- Atuar de forma ética procurando minimizar o desperdício e os resíduos gerados, procurando minimizar os impactos gerados na sua atuação.

Competências e Habilidades a serem Desenvolvidas

O curso de gastronomia pretende desenvolver habilidades referentes ao manuseio e técnicas de preparo de alimentos, aliadas à formação científica, empreendedora e profissionalizante, destacando o viés artístico-cultural a ser implementado ao longo da formação.

Competência artístico-cultural – Possibilita conhecimentos de diferentes culturas relacionadas à gastronomia mundial e regional. Paralelamente, a ênfase artística permitirá o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades artísticas e criativas na formação, gerando uma atuação diferenciada e inovadora.

Competência científica – Oferece a compreensão científica sobre os alimentos e processos aos quais eles possam ser submetidos, dominando técnicas e procedimentos para seu manuseio.

Competência empreendedora – O domínio dos conceitos e técnicas de gestão possibilitará ao profissional gerir e administrar seu ambiente de trabalho, podendo atuar de forma independente na formatação do seu próprio empreendimento ou na coordenação e assessoramento de profissionais da área ou áreas afins.

Competência Profissional – A competência profissional pretende alcançar uma formação integrada de técnicas de processamento dos alimentos, das diferentes escolas de gastronomia estudadas no curso, assim como dará especial atenção à gastronomia regional, procurando valorizar a cultura e os produtos da região.

Perfil do Egresso

O desenvolvimento da sociedade brasileira vem gerando uma demanda cada vez mais crescente de profissionais capacitados e diferenciados para suprir o mercado, principalmente no setor de serviços, destacando áreas como turismo, negócios e eventos. Diante disso, o curso pretende formar profissionais com competência e criatividade, com ímpeto empreendedor e inovação, atuando com ética e profissionalismo na área de gastronomia. Este profissional terá competência para planejar, organizar e gerir unidades produtoras de alimentos in natura e/ou processados, assim como bebidas e produtos industrializados. A formação empreendedora também permitirá que este egresso possa desenvolver suas aptidões empresariais, sendo capaz criar, organizar e gerenciar seu próprio negócio.

Áreas de Atuação

- Administração, gerência e operação de diferentes setores relacionados com alimentos e bebidas;
- Atuação em locais destinados a transmissão do conhecimento prático, dos procedimentos administrativos, mercadológicos, de segurança e higiene e de culinária;
- Áreas afins à área de gastronomia, que demande a presença deste profissional;
- Locais onde avaliações, consultorias, perícias sejam pertinentes a sua área de atuação;
- Centros de pesquisas ou qualquer ambiente que possibilite o desenvolvimento de estudos relacionados com as constantes inovações geradas pelas indústrias de alimentos e bebidas.

Comilança!   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP