Notícias.

~ Mini Curso do Diego Lozano ~



~ Semana Mundial da Alimentação ~
“Unidos Contra a Fome”. Este é o tema da Semana Mundial da Alimentação 2010. A celebração é promovida em todo o planeta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sendo em 16 de outubro o dia “D”. Foi neste dia, no ano de 1945, que foi criada a FAO.

É uma oportunidade para diversos países refletirem sobre a segurança alimentar e nutricional, num momento em que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo mundo. Com esse tema se pretende estimular uma reflexão a respeito do quadro da atual insegurança alimentar mundial.

No estado do Ceará, a Semana Mundial da Alimentação será consolidada com uma vasta programação de 11 a 17 de outubro. Assim como aconteceu em anos anteriores, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará – CONSEA Ceará junto a órgãos públicos e entidades da sociedade civil realizarão em todo o estado inúmeros eventos: rodas de conversas, palestras, oficinas, feiras, etc. Acesse conseaceara.blogspot.com para conferir maiores informações e a programação completa.

Segue abaixo os eventos em destaque:

13/10 das 8:30 às 14 horas
Evento no Centro Adm. do Cambeba
No pátio da SEPLAG será realizada oficinas, palestras e feiras envolvendo a Semana Mundial da Alimentação
Endereço: Av. Gal Afonso Albuquerque Lima, 3 - Cambeba

14/10 das 15 às 21 horas
III Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Na Praça da Gentilândia será realizada uma feira contendo agricultura familiar, economia solidária, produtos agroecológicos, comidas típicas, artesanatos e atrações culturais.
Endereço: Av. 13 de Maio ao lado da SINTUFCe.

15/10 das 9 às 17 horas
Dia Mundial da Alimentação na Praça do Ferreira
A Praça do Ferreira contará com stands de diversas instituições que trabalham a temática da Segurança Alimentar e Nutricional, será disponibilizado diversos serviços gratuitos a comunidade e atrações culturais.
Endereço: Praça do Ferreira - Centro

Fonte: CONSEA-CE
Fone: (85) 3101-1563
www.conseaceara.blogspot.com


~ III Festival UFC de Cultura ~


Depois de um dia inteiro de debates, oficinas e exposições, o III Festival UFC de Cultura promove, durante as noites de 18 a 22 de outubro, uma variada programação gratuita de shows, com atrações locais e de renome internacional. Um total de 15 artistas já confirmou presença. Dentre os destaques, estão a cantora portuguesa Teresa Salgueiro – ex-vocalista do grupo Madredeus – e a cubana radicada em Cabo Verde Mayra Andrade.

As duas se apresentam nos dias 18 e 19, respectivamente, na Concha Acústica da Reitoria da UFC (Campus do Benfica), a partir das 21h. Teresa chega ao Festival com repertório que mistura canções de seus três mais recentes discos: “Você e Eu”, gravado em São Paulo, com interpretações da música brasileira das décadas de 1930 a 1970; “La Serena”, no qual ela faz parceria com o grupo erudito português Lusitânia Ensemble; e “Silence Night and Dreams”, com o qual a artista tem subido ao palco em várias cidades da Europa.

Colaboradora de brasileiros como Chico Buarque e Caetano Veloso, a jovem cantora e compositora Mayra Andrade apresenta, na UFC, o disco “Stória, stória…”, em que ela faz relatos sobre o amor e o cotidiano.

Antes das duas atrações internacionais, grupos de destaque local também se apresentam na Concha Acústica. A partir das 19h do primeiro dia do Festival, haverá shows do Coral da UFC e da banda cearense Syntagma, que mistura música medieval, renascentista e barroca com ritmos tradicionais do Nordeste brasileiro. Na noite seguinte, é a vez do grupo Breculê, revelação da cena musical cearense, e do baterista, percussionista e compositor Pantico Rocha, que toca na banda do cantor Lenine e já gravou com Maria Bethânia, Flávio Venturini e Lobão, dentre outros.

Festa no Pici

A programação de shows prossegue durante a semana, mas se desloca para o Campus do Pici a partir da quarta-feira. É lá que se apresentam os cantores Chico César (20/10), Mart’nália (21/10), Otto e Céu (ambos em 22/10).

Com um repertório que tem tudo a ver com a temática do evento - Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar -, Chico deve relembrar, a partir das 20h, sucessos antigos, como “Mama África” e “À primeira vista”, misturando-os a canções de seu álbum mais recente, “Francisco Forró y Frevo”. No mesmo dia, antes e depois do artista, apresentam-se os cearenses Manassés (com participação de Marcos Lessa) e a banda Os Malditos Rock Band.

Na noite do dia 21, o destaque é para a carioca Mar’tnália, cuja obra também se aproxima do tema do Festival. Com o disco “Mart’nália em África”, gravado ao vivo em Luanda (Angola), ela promete animar o Campus do Pici com canções feitas sob forte influência africana. Antes da cantora, sobe ao palco a jovem banda cearense Groovytown e os percussionistas da Unidos da Cachorra.

Para encerrar o Festival, foram convidados dois artistas de peso: a cantora paulista Céu, que ganhou destaque nacional com as canções “Malemolência” e “Lenda”; e o cantor pernambucano Otto, que traz o disco “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” – do qual Céu também fez participação especial. Abre a noite a banda cearense Marajazz.

A entrada para as apresentações do Festival será gratuita, mas a forma de acesso somente será definida e divulgada nas próximas semanas. A programação completa do III Festival UFC de Cultura, que este ano acontece simultaneamente aos Encontros Universitários 2010, estará, em breve, no site www.festivalufcdecultura.ufc.br. Novidades já podem ser acompanhadas pelo twitter do evento (@IIIFestivalUFC).

O III Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Coelce, Cetrede, Associação dos Docentes da UFC e Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil.

Mais informações no site: http://www.festivalufcdecultura.ufc.br/

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7319)

Comilança!   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP